Translate

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Segredos de Monsaraz: S João Baptista

Uma parte de Monsaraz pouco visitada mas cheia de História.
No Baluarte de S João, parte da Fortificação Abaluartada de século XVII,  encontramos uma Escavação Arqueológica, uma Ermida - Qubba e uma Necrópole.
A Escavação Arqueológica revelou as divisões de um edificio provavelmente religioso da Idade Média, destacamos a espectacular e conservada Calçada Portuguesa.
A Ermida de S João Baptista foi provavelmente uma Qubba, uma Capela Islâmica. A sua Orientação, Forma, Dimensões e outras variáveis assim o indicam. Interessante que uma das Portas Medievais de Monsaraz se chama Porta da Alcoba, a Porta da Qubba. Os Frescos dentro da Ermida são muito interessantes.
A Necrópole de Sepulturas Escavadas na Rocha seria enorme. Estas Sepulturas eram antropomórficas, apresentam a forma do corpo humano. Em algumas delas ainda podemos ver o encaixe das tampas. Uma destas tampas foi reutilizada na Praça de Touros. As sepulturas são Cristãs, posteriores à Qubba, mas anteriores à Calçada Portuguesa. Uma das Sepulturas com diferente orientação pode mesmo ser Islâmica,


Ermida - Qubba de S João Baptista



Edificio posto a descoberto pela Escavação Arqueológica



Sepulturas Escavadas na Rocha





Frescos da Ermida de s João Baptista






Calçada Portuguesa